sexta-feira, 8 de junho de 2012

Jovens: Dar sangue é um acto heróico

"Sois un héros - Donne du sang" é o slogan da campanha de doação de sangue dirigida aos jovens, que foi apresentada ontem no Liceu Clássico de Diekirch. A iniciativa pretende sensibilizar os jovens para a doação de sangue e diminuir a média de idades dos dadores inscritos no Grão-Ducado.

Super Ken e Super Sandy são os heróis da campanha de doação de sangue dirigida aos jovens do Grão-Ducado. "Os jovens podem identificar-se com estes dois heróis que, ao darem o seu sangue, salvam vidas e melhoram as condições de vida de quem o recebe", explica Christian Mohr, presidente da Association des Donneurs de Sang d'Ettelbruck. A associação organiza a campanha em conjunto com a Cruz Vermelha luxemburguesa (CVL) e a "Entente des Associations de Donneurs de Sang Bénévoles du Luxembourg".

"A campanha vai decorrer por um ano", diz ao POINT24 a responsável de comunicação da CVL, Tanja Kinnen. "Acções regulares junto dos liceus do país, de associações de jovens, em stands de informação e de sensibilização colocados em diferentes eventos no Grão-Ducado, entre eles provas desportivas no Verão" são algumas das acções previstas, especifica Tanja Kinnen.

Luxemburgo tem 13.451 dadores de sangue

"Precisamos de cada vez mais sangue porque a população está a envelhecer cada vez mais", alerta Michel Simonis, director de Saúde da Cruz Vermelha luxemburguesa. O objectivo é recrutar dadores mais novos e diminuir a média de idades dos dadores inscritos no Grão-Ducado. No fim de 2011, o Centro de Transfusão Sanguínea da Cruz Vermelha contabilizava 13.451 dadores de sangue.

No Grão-Ducado, dos 13.451 dadores de sangue, 55 % são mulheres e 45 % do sexo masculino, sendo que elas são, na sua maioria, mais jovens que eles. Os números são do relatório de actividade de 2011 do Centro de Transfusão Sanguínea e que foi apresentado na ocasião.

De acordo com a Cruz Vermelha, 100 doações de sangue permitem salvar 8 mil pessoas por ano.

Os jovens interessados em tornarem-se dadores de sangue podem obter mais informações na página da Cruz Vermelha no Facebook (www.face book.com/crlux) ou contactar o Centro de Transfusão Sanguínea pelo tel. 27 55 4000, email (transfusion.secretariat@croix-rouge.lu) ou na internet (www.croix-rouge.lu).
Texto e foto: Irina Ferreira.

Sem comentários:

Enviar um comentário