quarta-feira, 6 de junho de 2012

Luxemburgo: Um projecto inovador trazido por portugueses

O Segway é um meio de transporte eléctrico e ecológico
de duas rodas – inventado pelo norte-americano Dean
Kamen em 2001 – que funciona a partir do equilíbrio do
indivíduo que o utiliza. A invenção foi trazida por dois
portugueses para o Luxemburgo
O Segway, um meio de transporte de duas rodas que funciona a partir do equilíbrio do indivíduo que o utiliza, chega ao Luxemburgo pelas mãos de dois luso-descendentes através do projecto
"Mobilboard powered
by Segway".

Inventado pelo norte-americano Dean Kamen em 2001, esta bicicleta eléctrica, nome pelo qual foi homologado no Grão-Ducado, era até então uma invenção desconhecida no país, ao contrário do que acontece em alguns países vizinhos e em Portugal.

Esta moderna forma de transporte entra agora no Luxemburgo pelas mãos dos jovens Ricardo Silva, agente de marketing e gestor de projectos multimédia, e Bruno Pinto, programador e analista informático, que contam com o apoio da agência de comunicação Brain & More.

"Foi uma ideia comum que surgiu há alguns anos mas não víamos viabilidade no projecto. Só mais recentemente, com algumas visitas aos Estados Unidos, Alemanha e Espanha, onde podemos ver na prática projectos semelhantes e constatar o real potencial e a mais-valia que poderiam ser por cá, conseguimos implementar o projecto", explica Ricardo Silva.

Os dois mentores do projecto conhecem-se desde 2003 e têm vindo a desenvolver vários projectos no âmbito das novas tecnologias: como os portais bomdia.lu, emprego.lu, audioguide.lu, e o iPaper para a RTL.

O projecto "Mobilboard powered by Segway" foi apresentado no Luxemburgo durante a Feira do Turismo (Vakanz), em Janeiro, e referenciado como inovador e ecológico. Os Segways são 100 % eléctricos e obedecem às políticas verdes europeias. Com a presença na Feira do Turismo, o projecto foi apadrinhado pela ministra do Turismo, Françoise Hetto-Gaasch, e pelo burgomestre da capital, Xavier Bettel, que fizeram questão de experimentar este novo meio de transporte.

Actualmente, existem três circuitos à disposição dos utilizadores de Segways: em Remich, Echternach e na cidade do Luxemburgo. Os circuitos foram pensados de modo a conciliar lazer e turismo, sem esquecer as passagens por parques naturais, interacção com a natureza e paisagens, contacto com a história do país, monumentos e arquitectura urbana.

A polivalência do Segway permite ao utilizador uma rápida visita e sem esforço físico durante uma hora.
Para quem não sabe andar de Segway, há instrutores que fazem uma pequena formação de 15 minutos. Os utilizadores de Segways devem ter mais de 14 anos e pesar mais de 45 kg.

O Segway obedece às mesmas regras da bicicleta, ou seja, deve circular em pistas cicláveis e em caso de ausência destas, nas estradas, não sendo permitido circular em passeios pedestres.

Estas "bicicletas eléctricas" podem ser requisitadas ou alugadas através de um dos quatro pacotes que actualmente estão disponíveis: turismo, empresas, publicidade e streetmarketing e eventos. Para reservas ou mais informações, os interessa-dos devem contactar Ricardo Silva e Bruno Pinto pelo tel. 26 84 71 (ou no site: www.mobilboard.com).
Texto e foto: Ricardo Raminhos

Sem comentários:

Enviar um comentário