sexta-feira, 15 de junho de 2012

Rui Monteiro, futuro Cônsul de Portugal, já chegou ao Luxemburgo e participou no 10 de Junho

Rui Monteiro (à esq. na foto)                                                  Foto: S. Waldbillig
O futuro cônsul de Portugal já está no Luxemburgo. Rui Monteiro chegou na sexta-feira ao Grão-Ducado e participou esta segunda-feira nas comemorações oficiais do 10 de Junho, ao lado do ainda cônsul, José Carvalho Rosa.

O diplomata já está a trabalhar na Embaixada de Portugal no Luxemburgo, onde vai acumular as funções de número dois daquela chancelaria, quando o actual secretário da Embaixada, Rui Martinot Correia, deixar o cargo, no final deste mês. Mas só assumirá a gestão do Consulado depois da partida de Carvalho Rosa, dia 4 de Julho.

Ao CONTACTO, Rui Monteiro disse preferir não falar sobre os desafios que o esperam à frente do Consulado enquanto Carvalho Rosa estiver em funções.

 "O cônsul ainda está em funções e é uma pessoa que eu respeito muito, tanto a nível pessoal como profissional. Mas é benéfico ir tomando conhecimento da comunidade e dos principais problemas que se apresentam", disse o diplomata a este jornal, durante a recepção do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Esta não é a primeira vez que Rui Monteiro exerce as funções de cônsul. O diplomata, com 46 anos, foi cônsul-geral em Valência, na Venezuela. Um cargo que ocupou de Janeiro de 2004 até Agosto de 2008, durante o qual chegou a acumular funções como cônsul também de Caracas, a capital venezuelana, a 200 quilómetros de Valência.

Antes de ser nomeado para o Luxemburgo, Rui Monteiro era conselheiro na Embaixada de Portugal em França, de onde sai para assumir funções na Embaixada e no Consulado.

Texto: Paula Telo Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário