quarta-feira, 20 de março de 2013

CONTACTO - Edição 20 Março de 2013

O sindicato OGB-L acusou ontem a Açomonta, uma empresa portuguesa com escritórios no Luxemburgo, de praticar “escravatura moderna”. Em causa estão trabalhadores portugueses e também das ex-colónias recrutados em Portugal para trabalhar no Luxemburgo, através de várias empresas de subempreitada.

Segundo o sindicato luxemburguês, os trabalhadores recebem  entre 300 a 700 euros por mês e vivem em condições sub-humanas.

O caso começou há cerca de dois anos e o sindicato tem estado a recolher provas, que já entregou à Inspecção do Trabalho. Os responsáveis sindicais lamentam por isso que estas práticas continuem e queixam-se de inacção das autoridades no terreno.

Ao CONTACTO, o ministro do Trabalho do Luxemburgo, Nicolas Schmit, garantiu ontem que deu novas instruções à Inspecção do Trabalho para actuar. 

Este é um dos assuntos em destaque na edição desta semana do CONTACTO  mas há mais. Ontem foi também o dia em que todos os caminhos foram dar a Roma, com a primeira missa do Papa Francisco no Vaticano. Chefes de Estado de todo o mundo estiveram em Roma para assistir à celebração, incluindo o Presidente da República, Cavaco Silva, os grão-duques e o primeiro-ministro luxemburguês.

Estas e outras notícias nesta edição do CONTACTO, o primeiro jornal em língua portuguesa no Luxemburgo.

Sem comentários:

Enviar um comentário