quarta-feira, 17 de junho de 2009

Festa Nacional Luxemburguesa: Capital começa a festejar este fim-de-semana

A Festa Nacional do Luxemburgo é o 23 de Junho, mas este ano as festividades começam bem mais cedo.

A cidade do Luxemburgo entra em festa já este fim-de-semana, mas a noite em que se atingirá o ponto alto das comemorações é na segunda-feira à noite, véspera da Festa Nacional Luxemburguesa, com o habitual lançamento do fogo-de-artifício, lançado da ponte Adolphe.

No domingo, dia 21, a capital começa a viver ao ritmo de múltiplas manifestações culturais, animações de rua e concertos. Cabe à Festa da Música abrir as festividades no domingo. Um enorme palco está montado na place Guillaume II (Knuedler), onde está prevista a actuação, a partir das 21h, da Orquestra Filarmónica do Luxemburgo, dirigida por Gast Waltzing, para um concerto intitulado "Knuedler goes classic rock", que inclui peças musicais marcantes da história do rock de bandas tão conhecidas como Led Zeppelin, Deep Purple ou Pink Floyd.

À mesma hora, grupos e bandas actuarão um pouco por toda a capital, em palcos montados ou improvisados, esplanadas de cafés e pubs: a música brotará de todos os cantos e esquinas da cidade, desde a place d'Armes à rue du St. Esprit, da rue des Bains à place de la Constitution, do Grund a Hollerich, de Gasperich ao Bambësch.

Na segunda-feira, dia 22, haverá ainda mais concertos, mais animações, que começam a fazer vibrar a cidade a partir do fim da tarde, em alguns dos palcos já utilizados no domingo, mas noutros locais e bairros também.

Às 22h30, efectua-se o ancestral cortejo da "Retirada das Tochas" que percorre o boulevard Royal, a Grand-Rue, a rue du Fossé até à place Guillaume II (Knuedler), onde costumam estar milhares de pessoas a festejar, na presença da família grã-ducal.

Cerca das 23h30, todos marcam encontro algures num bom miradouro em volta da ponte Adolphe, para ver o mui esperado fogo-de-artifício. A música que acompanhará o lançamento dos foguetes foi composta pelo músico luxemburguês Rom Bernard, elemento do conhecido grupo Cool Feet.

Segue-se uma "Noite Branca" nos principais palcos e em muitos cafés, bares e pubs da cidade. Uma festa que costuma durar até de manhã e não até às 3h da madrugada legais noutras datas do ano. Neste dia, a polícia grã-ducal até costuma ser um pouco mais tolerante.

Na terça-feira, dia 23 de Junho, feriado nacional, é tempo para as cerimónias oficiais.
De manhã tradicional o grão-duque Henri faz a revista às tropas, na avenue de la Liberté, no Rousegärthen (frente ao edifício-sede da Arcelor).

Daí, o soberano segue até à catedral Notre-Dame de Luxembourg para participar, com a sua família, à celebração do "Te Deum". Nesta celebração costumam também participar representantes das autoridades do país e dignitários do corpo diplomático estrangeiro. Procede-se depois aos tradicionais 101 tiros de canhão, disparados desde o Fetschenhof.

Foram necessários meses de preparação e cerca de 500 mil euros de investimento para tentar maravilhar milhares de espectadores que são esperados nesses dias na cidade do Luxemburgo.

As festividades da Festa nacional luxemburguesa e o fogo-de-artifício repetem-se também em muitas outras cidades do país na noite de 22 de Junho.

Para mais informações, consulte o programa no site da comuna da cidade do Luxemburgo.

FP/JLC

Sem comentários:

Enviar um comentário