Os dois partidos que mais votos obtiveram nas eleições legislativas de 7 de Junho, os cristãos-sociais (CSV, com 38,04 %) e os socialistas (LSAP, com 21,6 %) começaram ontem, terça-feira, a ronda de negociações para formar o novo Governo 2009-2014.
Nas negociações participam 12 representantes de cada partido. As duas delegações deverão chegar a consenso sobre um programa de Governo e um novo Executivo antes de 15 de Julho, data em que começam as férias escolares.
O primeiro-ministro, Jean-Claude Juncker, foi nomeado em 9 de Junho responsável por formar o novo Governo pelo Grão-Duque Henri e está a desempenhar a função de mediador entre as duas delegações.
A delegação do CSV, presidida pelo presidente do partido, François Biltgen, é composta por Fernand Boden, Luc Frieden, Claude Wiseler, Jean-Louis Schiltz, Marie-Josée Jacobs e Jean-Marie Halsdorf (ministros do Governo anterior), Octavie Modert (secretária de Estado), Michel Wolter (presidente do grupo parlamentar), Lucien Weiler (presidente do Parlamento), Marco Schanck (coordenador do secretariado-geral do partido) e Frank Engel (secretário do grupo parlamentar, eleito para Estrasburgo nas eleições europeias).
A delegação socialista, liderada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Jean Asselborn, inclui Mars Di Bartolomeo, Alex Bodry, Lydia Mutsch e Lucien Lux (os primeiros candidatos eleitos pelo Sul); Jeannot Krecké, Mady Delvaux-Stehres, Ben Fayot (eleitos no Centro); Romain Schneider e Nicolas Schmit, os primeiros eleitos a Norte e a Leste, além de Myriam Schanck e Alex Fohl, do grupo parlamentar.
A segunda ronda das negociações ficou marcado para lugar hoje, quarta-feira. A composição do novo Governo deverá ser anunciada até 15 de Julho, mas visto tratar-se dos mesmos dois partidos da coligação que governou nos últimos cinco anos, os analistas políticos prevêem que as negociações não se prolonguem até aí.
Excepto se houver discordâncias quanto às pastas a atribuir e a quem.
JLC
in Contacto, 17.06.09
Sem comentários:
Enviar um comentário