O Centro de Apoio Social e Associativo (CASA) leva nesta tarde de quarta-feira a música e a gastronomia lusa aos reclusos portugueses detidos no Centro Penitenciário de Schrassig, no que é o terceiro convívio do género organizado pela associação.
O CASA obteve em 2008 autorização do Ministério da Justiça para organizar encontros com um número reduzido de detidos portugueses, que constituem 8,7 % do total da população prisional.
Neste convívio participam cerca de três dezenas de reclusos portugueses, disse ao CONTACTO José Trindade, presidente da associação. No encontro vão estar, além de membros do CASA, o cantor Carlos Santos e os Amigos das Concertinas.
Os portugueses constituem 8,7 % do total dos 674 reclusos nos centros penitenciários do Grão-Ducado e 12,6 % dos 470 detidos de origem estrangeira. No início do ano passado estavam presos 55 portugueses e oito meses depois eram já 59, a maioria condenada por tráfico de droga.
Um número que poderá estar subavaliado, já que os dados não incluem os luso-descendentes com nacionalidade luxemburguesa. Segundo dados do CASA e do Centro Penitenciário de Schrassig, no início de 2008 havia cerca de 80 detidos lusos ou de origem portuguesa só em Schrassig, quando os dados oficiais do Ministério da Justiça luxemburguês contabilizavam apenas 55 nos dois centros prisionais do país.
Sem comentários:
Enviar um comentário