Actualizado às 19h39
Luxemburgo registou este domingo segundo caso de gripe A
No Luxemburgo foi hoje detectado mais um caso de infecção com a gripe A (vírus H1N1, anteriormente apelidada de "gripe suína"), segundo comunicado emitido nesta tarde de domingo pela Inspecção Sanitária luxemburguesa.
Segundo os responsáveis daquele organismo trata-se de uma pessoa, residente no Norte do Grão-Ducado, que regressou recentemente dos Estados Unidos. A Inspecção Sanitária informa que este segundo caso não está relacionado com o primeiro, detectado a 1 de Junho.
Este segundo paciente está bem, mas encontra-se de quarentena em casa, sob tratamento de Tamiflu.
O caso foi detectado após o doente ter consultado o médico devido a uma ligeira febre e sintomas da gripe. As análises efectuadas no Laboratório Nacional de Saúde, em Bonnevoie, confirmaram que se tratava do vírus de tipo A (H1N1).
A Inspecção Sanitária visitou todas as pessoas que estiveram em contacto com o doente e medicou-os, preventivamente, com tratamento profiláxico anti-viral *.
As autoridades médicas e sanitárias luxemburguesas dizem ainda que estão "em permanente contacto com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Centro Europeu para a Prevenção de Epidemias (European Centre for disease prevention and control - ECDC), bem como com os seus homólogos dos outros estados-membros da União Europeia, de modo a observar e prevenir o alastramento da doença e tomar outras eventuais medidas", pode ler-se no comunicado.
Na quinta-feira, a Organização Mundial de Saúde anunciou o nível seis (o máximo) de pandemia desta doença.
Em Portugal também se registou hoje o terceiro caso de gripe A, confirmou este domingo à tarde o Ministério da Saúde português. (ler notícia publicada hoje às 18h27).
Segundo o balanço feito sexta-feira pela OMS, a gripe A contaminou já 29.669 pessoas em 74 países e causou 145 mortos.
JLC
*(tratamento profiláxico: precauções higiénicas que devem tomar-se para evitar uma doença ou um contágio)
Sem comentários:
Enviar um comentário