domingo, 14 de junho de 2009

Gripe A (H1N1): Portugal tem terceiro caso, trata-se uma criança de oito anos

Portugal tem mais um caso de Gripe A (H1N1), de uma criança que está em Lisboa, passando a três os doentes portugueses com contaminação confirmada pelo vírus, disse este domingo à Lusa fonte oficial do Ministério da Saúde.

"É um caso de uma criança que está no [Hospital] D. Estefânia", disse a fonte do Ministério, esusando-se a adiantar mais dados e remetendo quaisquer informações para uma conferência de imprensa da ministra Ana Jorge, ao final da tarde.

A criança portuguesa infectada com o vírus da gripe A H1N1 está clinicamente bem e deverá ter alta ainda hoje, disse a ministra da Saúde, Ana Jorge, em conferência de imprensa.

Ana Jorge explicou que a criança de oito anos regressou sexta-feira de Toronto (Canadá), tendo apresentado sintomas sábado de manhã, após o que foi conduzida por familiares para as Urgências do Hospital de Vila Real de Santo António.

Depois das suspeitas, a criança foi transportada pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para o Hospital de D. Estefânia.

A ministra da Saúde disse que Portugal "está longe de uma situação de pandemia", tendo em conta que os três casos confirmados de infecção com o vírus de gripe A são todos importados.

Portugal tinha, até agora, apenas dois casos confirmados de infecção pelo vírus da Gripe A (H1N1).

No sábado, a ministra da Saúde, Ana Jorge, garantiu que Portugal estava "perfeitamente preparado" para fazer face a uma eventual disseminação do vírus da gripe A no país. Lembrou que o tempo quente que se faz sentir em Portugal condiciona a transmissão do vírus, embora não afaste por completo essa hipótese.

Aconselhou que, perante os primeiros sintomas, as pessoas contactem a Linha Saúde 24 (808242424), para serem orientadas para os procedimentos correctos a tomar.

Na quinta-feira, a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou o nível seis (o máximo) de pandemia desta doença.

Segundo o balanço feito sexta-feira pela OMS, a gripe A contaminou 29.669 pessoas em 74 países e causou 145 mortos.

Sem comentários:

Enviar um comentário