quinta-feira, 11 de junho de 2009

Portugal/Cultura: Monumentos de três continentes ganharam estatuto de "Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo"

A Fortaleza de Diu e Igreja do Bom João, ambas na Índia, Fortaleza de Mazagão, em Marrocos e Cidade Velha de Santiago, em Cabo Verde, foram as quatro primeiras Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo, anunciadas na noite desta quarta-feira em Portimão, numa emissão transmitida em directo pela RTP, RTP África e RTP Internacional.

A Igreja de S. Paulo em Macau (China), a Igreja de S. Francisco de Assis da Penitência (Brasil) e o Convento e Ordem Terceira de S. Francisco (Brasil) completaram as “Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo”.

Nove monumentos de África, oito monumentos da América e 10 monumentos da Ásia foram sujeitos a votação e esta noite, no Pavilhão Arena de Portimão, foram declaradas oficialmente as “Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo”.

Na abertura da cerimónia, o Comissário para as Maravilhas de Origem portuguesa no Mundo, António Vitorino, afirmava que não era “tarefa fácil” a escolha, mas desejou que “vencesse o melhor”.

“É a impressão digital que Portugal deixa no mundo. Celebremos o nosso património, sem qualquer sabor passadista. Esta celebração é também um compromisso com o futuro e com a sociedade civil”, afirmou António Vitorino, que enviou um “abraço do tamanho do mundo” a todos os espectadores do evento.

As “Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo” foram seleccionadas entre 27 monumentos, situados em 16 países diferentes, e foram votadas durante 182 dias - entre 7 de Dezembro de 2008 e 7 de Junho de 2009.

“Desenvolver projectos únicos para a promoção e divulgação do património cultural e histórico português e de origem portuguesa em todo o mundo (…) angariando apoios para a recuperação de monumentos a nível nacional e internacional” é a missão das “Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo”.

As “Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo” tiveram o alto patrocínio da Presidência da República e contaram com os apoios científicos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e da Universidade de Coimbra, assim como da colaboração da Câmara Municipal de Portimão.

A “7 Wonders Foundation” aproveitou para divulgar que em 2010 vão ser reveladas nos Açores as “Sete Maravilhas Naturais de Portugal”, uma selecção que vai eleger e homenagear as paisagens mais bonitas de Portugal Continental e Regiões Autónomas da Madeira e Açores.

Lusa

Para saber mais ou ver os monumentos vencedores, consulte a página oficial, em www.7maravilhas.sapo.pt/#/27Maravilhas/Vencedores


Sem comentários:

Enviar um comentário