quinta-feira, 18 de junho de 2009

Premios talento:Amizade Portugal-Luxemburgo e Letícia Ferreira seleccionados


A Associação Amizade Portugal-Luxemburgo (APL) e a karateca Letícia Ferreira, residente no Luxemburgo, fazem parte da lista dos 36 finalistas seleccionados para os Prémios Talento 2008, cuja gala volta a ser transmitida pela RTP Internacional a 26 de Junho.

Inicialmente foram apresentadas mais de 300 candidaturas, tendo o júri escolhido três finalistas por cada uma das 12 categorias a concurso. Apenas um será distinguido na Gala dos Talentos.

A APL concorre na categoria de "Associativismo" e Letícia Ferreira, que é indicada pelo segundo ano consecutivo, na de "Desporto".

A APL assinalou este ano, em Fevereiro, 40 anos de existência. Criada em 1969 por Lucien Huss e Carlos de Pina (igualmente fundadores do jornal CONTACTO, em Janeiro de 1970) para dar apoio social (alojamento, vestuário, utensílios domésticos, entre outros) à primeira vaga de imigrantes portugueses na década de 1960. A APL organizou igualmente a primeira peregrinação a Nossa Senhora de Fátima de Wiltz no ano da sua fundação. Este evento perpetuou-se até aos nossos dias, atraindo anualmente cerca de 20 mil pessoas, na sua maioria portugueses.

Actualmente, a APL conta seis secções regionais. Dispondo ainda de um Centro de Formação denominado Lucien Huss (em homenagem a um dos seus fundadores), a APL disponibiliza cursos de línguas e de informática.

Paralelamente, a associação é responsável pela organização de festas de cariz popular no Luxemburgo como as Marchas de Santo António, em Dudelange, ou o Portugal em Festa, em Echternach.

Na categoria de "Associativismo", a APL terá como concorrentes o Centro Português de Caracas (Venezuela) e o Real Hospital Português de Beneficência (Brasil).

LETÍCIA: KARATECA DE NÍVEL MUNDIAL

Letícia Ferreira nasceu em Madrid, filha de pais portugueses, em 18 de Outubro de 1988. Residente no Grão-Ducado há nove anos, Letícia pratica karaté no KC Strassen há apenas cinco, contando já com inúmeros troféus e medalhas no seu currículo.

A saga de sucessos começou em 2007, ano em que se tornou campeã de juniores e vice-campeã de seniores no Luxemburgo. No mesmo ano, sagrou-se campeã de juniores e alcançou o terceiro lugar no campeonato de seniores, em Portugal.

Em 2008, é campeã de juniores e terceira no campeonato de seniores no Grão-Ducado. Ainda no ano passado, obteve ainda a medalha de prata nos campeonatos internacionais na Finlândia, na categoria de seniores femininos e foi vencedora na categoria de juniores de -53 kg da "Lion Cup International" de karaté em Strassen. Em Novembro de 2008, Letícia defendeu no Porto, o título nacional no campeonato português de karaté de sub-21, terminando a prova no terceiro lugar. Em Dezembro, alcança o título nacional de juniores em Portimão.

O ano de 2009 volta a ser sinónimo de êxitos, tendo a atleta lusa sagrado-se campeã nacional de Portugal de karaté, na categoria de -55 kg em seniores femininos. O último feito de Letícia remonta a 23 de Maio, quando venceu o torneio internacional de Differdange da modalidade, na categoria sénior de -55 kg, ao representar o Karaté Club de Strassen. Entretanto, a karateca portuguesa integra há cerca de ano e meio a selecção nacional portuguesa e tem como grande objectivo representar o seu país nos campeonatos da Europa e do Mundo e também nos Jogos Olímpicos. No ano passado, na Gala dos Talentos, o judoca Ivo Alexandre Mira Santos, residente na Austrália, levou a melhor. Este ano, Letícia Ferreira terá a concorrência do jogador e treinador de Futebol José Luís da Graça Barroso, vindo dos EUA, e do ciclista Michaël d'Almeida, residente em Paris.

Sem comentários:

Enviar um comentário