segunda-feira, 20 de julho de 2009

Efeméride: "A lua já não é interessante, Marte é que é!", diz tripulação da Apollo 11

Os astronautas da Apollo 11, que foram os primeiros a poisar na Lua, não se confinam aos seus pequenos passos na superfície lunar e defenderam no domingo um passo gigante em direcção a Marte (ver imagem).

Numa das suas raras aparições conjuntas em público, a tripulação da primeira nave espacial tripulada que chegou à Lua - faz hoje, segunda-feira, 20 de Julho, exactamente 40 anos -, não se mostrou prisioneira da nostalgia, falando, pelo contrário, do futuro da conquista do espaço.

Os três astronautas têm esta segunda-feira uma boa oportunidade para tentar cativar um adepto do seu sonho da conquista de Marte, ao se encontrarem na Casa Branca com o Presidente Barack Obama.

Na noite de domingo, o auditório à cunha do Museu Nacional Smithsonian do Ar e do Espaço - onde sete mil pessoas disputaram uma lotaria para obterem os 485 lugares da sala - não foi brindado com pormenores da alunagem com pouco combustível de reserva, nem sobre o aspecto da Lua, nem mesmo acerca das sensações experimentadas pelos astronautas.

O segundo homem a pisar a Lua, Buzz Aldrin, lançou o desafio de Marte, dizendo que a melhor maneira de homenagear os astronautas da Apollo "é seguir as suas pisadas e partir destemidamente para nova missão de exploração".

O primeiro homem a pôr um pé na Lua, Neil Armstrong discutiu a Apollo 11 durante apenas 11 segundos, tendo proferido uma conferência académica subordinada ao tema "Goddard [centro de navegação espacial no estado de Maryland, nos arredores de Washington], governação e geofísica", descrevendo as invenções e descobertas que conduziram ao "pequeno passo para um homem, um passo gigantesco para a humanidade", a 20 de Julho de 1969.

Michael Collins, o piloto do módulo de comando da Apollo 11 que orbitou sozinho em torno da Lua enquanto Aldrin e Armstrong poisavam no solo lunar, disse que a Lua já não é interessante, Marte é que é.

"Por vezes penso que voamos para o sítio errado", disse Collins. "Marte foi sempre o meu favorito quando garoto e ainda o é. Gostava que Marte fosse agora o foco da atenção, tal como o Presidente John F. Kennedy se concentrou na Lua."

Sem comentários:

Enviar um comentário