sexta-feira, 17 de julho de 2009

Grão-Ducado não consegue travar desaceleração económica

A economia do Luxemburgo teve, em termos homólogos, um crescimento negativo de 5,4 % no primeiro trimestre deste ano.

As primeiras estimativas do Statec, instituto de estatísticas do Grão-Ducado, revelam que os valores do final de 2008, acabaram por se confirmar durante os primeiros três meses deste ano e que vem confirmar aquilo que já há muito se sabe: o Luxemburgo está em recessão.

Mas nem tudo é mau: em relação ao último trimestre de 2008, a economia conseguiu recuar apenas 1,5 %, um número bem melhor que os 4 % registados no últimos três meses de 2008.

O Statec divulgou ainda os valores definitivos para o último trimestre de 2008: -5 % em vez dos anunciados -5,4 %.

Para o segundo trimestre de 2009, o Statec prevê uma contracção no PIB (Produto Interno Bruto, i.e., toda a riqueza do país) semelhante ao registado no primeiro trimestre e para 2009 o instituto de estatísticas do Luxemburgo conserva a previsão de um recuo no crescimento económico de -4 %.

Para os economistas do organismo de estatísticas luxemburguês, o segundo semestre de 2009 poderá trazer algumas notícias positivas, uma vez que o país poderá começar a dar sinais de crescimento económico.

Para o agravamento da crise económica contribuiu decisivamente o sector da indústria e da construção civil com uma baixa, em termos homólogos, de 23,7 % e 6,8 %, respectivamente, em relação ao ano passado. Também o consumo das famílias diminuiu em relação a 2008: -0,6 %.

Sem comentários:

Enviar um comentário