A taxa de inflação anual no Luxemburgo fixou-se no mês de Junho em -0,2,7%, mas comparativamente com o mês anterior os preços no consumidor tiveram um aumento de 0,51%.
Segundo o Statec, o Serviço de Estatísticas do Grão-Ducado, este ligeiro aumento fica a dever-se ao aumento do preço dos combustíveis. Em Junho, o preço do petróleo aumentou mais de 5% em relação ao mês anterior, mas ainda assim, muito abaixo dos preços praticados nesta altura no ano passado.
Quando analisado os números da inflação, o Statec garante que se trata apenas de um fenómeno de desaceleração do ritmo de crescimento dos preços (desinflação) e não de deflação (quebra geral dos preços dos bens e serviços).
Ao contrário do que se possa pensar, a deflação a longo prazo acaba por ser negativa para a economia porque está associada a uma restrição da procura, da produção e do emprego.
O instituto de estatísticas do Luxemburgo garante que a partir de Agosto a inflação vai retomar os terrenos positivos, afastando assim a hipótese dos riscos de uma espiral deflacionista se abater sobre a economia luxemburguesa.
DM
Sem comentários:
Enviar um comentário