"Com o presidente (brasileiro) Lula, manifestámos a nossa vontade de fazer evoluir o G8, não que o G8 tenha deixado de ser útil mas claramente a representatividade do G8 não é suficiente" para responder aos grandes desafios, declarou durante uma conferência de imprensa.
"Existe um G8, um G5, um G6. Com Lula, propomos que o mais rápido possível juntemos os dois grupos num G14", acrescentou.
Segundo Sarkozy, "não é razoável" que os grandes países emergentes não estejam mais associados.
"Não vejo como podemos convencer um país com mil milhões de habitantes como a Índia a tomar parte na luta contra as alterações climáticas se apenas a convidarmos para o final de uma cimeira para pagar a conta", destacou o presidente francês durante a cimeira do G8.
O G8 reúne desde quarta-feira e até hoje em L'Aquila, cidade italiana destruída por um sismo que causou 299 mortos a 6 de Abril último, mais de 40 chefes de Estado e de governo e responsáveis de instituições multilaterais.
O G8 é constituído pelos oito países mais desenvolvidos do Mundo: Estados Unidos, Japão, Alemanha, Canadá, Rússia, França, Itália e Grã-Bretanha.
Sem comentários:
Enviar um comentário