segunda-feira, 13 de julho de 2009

Luxemburgo: Manifestação anti-militarista no Grund, esta segunda-feira à tarde

A Esquerda Jovem ("Jonk Lénk", os Jovens da "Déi Lénk"-A Esquerda) organizam esta segunda-feira à tarde, às 15h, uma manifestação anti-militarista na ponte sobre o rio Alzette, na rue Mansfeld, no bairro do Grund, na cidade do Luxemburgo.

Segundo a jovem organização partidária, esta acção serve para denunciar publicamente a participação do Luxemburgo na primeira missão militar naval "ATALANTA" da UE nas costas da Somália, que visa proteger os transportes humanitários dos piratas que assolam aquela região do globo.

Para a Jonk Lénk esta é apenas uma forma de "a UE alargar o seu domínio militar nas vias marítimas e comerciais mais importantes da zona".

A Jonk Lénk questiona-se sobre as razões pelas quais "os governos da UE não dizem nada sobre a pobreza extrema em que vivem desde há alguns anos os pescadores somalis, o que terá levado muitos a optar pela pirataria".

A Jonk Lénk acusa a UE de ser, se não cúmplice, conivente com "as frotas internacionais e europeias que durante anos pescaram nas águas da Somália, águas essas onde são agora vazados lixos tóxicos".

Sem comentários:

Enviar um comentário