segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Angola: Hillary Clinton termina visita "histórica"

A secretário de Estado norte-americana, Hillary Clinton, deixou hoje Angola sem prestar declarações, após uma audiência com o Presidente angolano, encerrando uma visita de 24 horas que o embaixador dos EUA em Luanda definiu como "histórica".

À saída da audiência, José Eduardo dos Santos e Hillary Clinton não prestaram declarações à imprensa, tendo a chefe da diplomacia norte-americana seguindo para o aeroporto internacional 04 de Fevereiro, de onde já partiu para a República Democrática do Congo, quarto país do seu périplo africano que termina dia 14 em Cabo Verde.

Em declarações à imprensa no aeroporto de Luanda, o embaixador dos Estados Unidos da América em Angola, Dan Mozena, definiu como “histórica” a visita de Hillary Clinton, no sentido de ter havido “muitos progressos” no fortalecimento das relações bilaterais.

Segundo Dan Mozena, a secretária de Estado norte-americana deixa o país com a impressão de que Angola se está a desenvolver e em fase de reconstrução.

“Ela está a sair deste país com uma impressão construtiva de Angola”, disse à imprensa Dan Mozena.

A agenda bastante recheada da secretária de Estado norte-americana incluiu, na sua visita de 24 horas a Luanda, encontros com o seu homólogo angolano, Assunção dos Anjos, com o Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, com os líderes das bancadas parlamentares, todos realizados no domingo, e, por fim, a audiência com o Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, ao fim da manhã de hoje.

Em todas as suas intervenções durante a estada em Angola, a secretária de Estado norte-americana referiu sempre que pretendia reforçar a cooperação entre os dois países, mas também deixou avisos sobre direitos humanos, governação e eleições presidenciais.

Em conferência de imprensa no domingo, após as conversações oficiais entre as delegações dos dois países, Hillary Clinton afirmou que os EUA serão um “parceiro estratégico” de Angola.

Sem comentários:

Enviar um comentário