quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Cabo-Verde: Gripe A - sete casos confirmados

Sete casos de Gripe A foram registados em Cabo Verde, disse hoje à agência Lusa fonte do Ministério da Saúde.
"Estão todos de quarentena, isolados e a ser seguidos. Neste momento, não há perigo de contágio", acrescentou a fonte contactada pela Lusa.
Os sete casos confirmados foram registados na Cidade da Praia, Ilha de Santiago.
A fonte adiantou que os doentes estão a ser medicados com Tamiflu.

Entretanto, uma linha telefónica de emergência, denominada “linha azul”, poderá ser aberta ao público ainda no decurso desta semana na cidade da Praia, com o número 115, no âmbito da campanha de prevenção e combate à epidemia da Gripe A (H1N1) no país.

Esta informação foi avançada terça-feira, 11, pelo delegado de Saúde do Concelho da Praia, José da Rosa, adiantando que tudo já está acertado com a empresa Cabo Verde Telecom para a concretização do projecto.

Nesta fase inicial, a rede estará circunscrita ao concelho da Praia – o mais populoso do país com cerca de 180 mil habitantes - paulatinamente, ela será alargada aos outros concelhos da ilha de Santiago e do país.

Através desta linha de emergência, as pessoas poderão obter esclarecimentos para efeitos preventivos ou comunicar sobre eventuais casos de suspeição e sintomas da Gripe A.

De acordo com o médico José da Rosa, o crescimento desta rede de emergência obedece um plano de acompanhamento evolutivo da situação da Gripe A no arquipélago, que as autoridades sanitárias estão a supervisionar atentamente.

José da Rosa, que falava em entrevista ao Jornal da Noite da televisão estatal TCV –Televisão Cabo-verdiana – para explicar sobre os novos casos de contaminação pela Gripe A registados na cidade da Praia, garantiu que as últimas contaminações foram detectadas em estudantes que regressavam de férias no exterior.

Conforme o delegado de Saúde, a incidência de casos da Gripe A na Praia tem a ver com o facto de Praia ser uma cidade cosmopolita e, por isso, ser difícil de se “travar” a entrada da contaminação, apesar do desempenho satisfatório das equipes de controlo e vigilância destacadas nos aeroportos da Praia e do Sal (as duas fronteiras do país com o exterior).

Até este momento foram investigados um total de 73 casos suspeitos de Gripe A no arquipélago, dos quais 13 se revelaram positivos, 31 negativos e 29 aguardam ainda pelos resultados de análise no laboratório do Instituto Pasteur, no Senegal.

Sabe-se que dos 13 casos positivos, 8 são do Concelho da Praia, 3 de Santa Catarina, 1 de São Vicente e 1 da Boa Vista.


Sem comentários:

Enviar um comentário