quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Cabo Verde: Malam Bacai Sanhá na ilha do Sal coincide com visita de Hillary Clinton

O recém-eleito Presidente da Guiné-Bissau encontra-se na ilha do Sal, coincidindo com a visita de Hillary Clinton ao país e explica que nada está previsto em termos de contacto político.

Malan Bacai Sanhá afiançou que se trata apenas de uma coincidência, mas um contacto com Clinton seria “ouro sobre azul”. Malam Bacai Sanha, que está na ilha do Sal para uma semana de descanso, assegurou nunca ter imaginado que esta sua estada iria coincidir com a visita da secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton.

Entretanto disse que nada está previsto em termos de contacto político.

Acrescenta, porém, se for possível juntar o útil ao agradável, “seria óptimo. Mas penso que essa possibilidade está fora de questão”, acrescentou.

Independentemente de haver ou não a possibilidade desse contacto com a secretária de Estado norte-americana, Sanhá avançou que após a tomada de posse e já na qualidade de Presidente da Guiné-Bissau vai solicitar uma visita aos EUA.

“A política do Presidente Obama é muito interessante. Uma política aberta, sobretudo, diria, virada para a África”, considerou.

Nesse momento crucial do processo político da Guiné-Bissau, Bacai Sanhá disse esperar solidariedade dos Estados Unidos e da Comunidade Internacional.

“A Guiné precisa, efectivamente, de uma ajuda significativa a nível económico, financeiro, social… aliás, tudo para poder sair da situação difícil em que se encontra”, manifestou.

Conforme o recém-eleito presidente da Guiné-Bissau, os guineenses querem e esperam estabilidade, segurança e paz, no país.

“Quero um clima de confiança, de reconciliação, estabilidade, paz e segurança. Acabar com a situação de matança”, sentenciou.

Bacai refere ainda a importância de se reforçar as relações com os países vizinhos, irmãos, como Cabo Verde, mas também com os Estados Unidos.


Inforpress

Sem comentários:

Enviar um comentário