O cargueiro "Artic Sea" terá sido alvo de dois ataques, um dos quais em Portugal, e não se trata de pirataria "tradicional", indicou hoje a Comissão Europeia, precisando que "estão a decorrer operações".
"Segundo as informações de que dispomos, o navio foi atacado duas vezes, uma primeira vez ao largo da Suécia e uma segunda ao largo de Portugal", disse Martyn Selmayr, porta-voz do comissário dos Transportes.
"Parece que estas acções, como foram divulgadas, nada têm a ver com actos de pirataria tradicional ou um ataque armado em pleno mar", precisou.
Selmayr disse ainda que "a Comissão não deseja fazer mais comentários nesta fase para não dificultar as acções das autoridades em curso".
O "Artic Sea", que tem tripulação russa e transporta uma carga de madeira no valor de 1,3 milhões de euros, contactou a 28 de Julho os guardas-costeiros de Dover, no sul de Inglaterra, e era esperado em Béjaia, na Argélia, a 04 de Agosto.
As buscas para encontrar o cargueiro, com paradeiro desconhecido há duas semanas, intensificaram-se quarta-feira e o presidente russo, Dmitri Medvedev, determinou que fossem tomadas "todas as medidas necessárias para encontrar e, se necessário, libertar" o navio e a sua tripulação.
Sem comentários:
Enviar um comentário