quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Fátima: Cerca de 80 mil pessoas participaram nas celebrações da peregrinação internacional

Foto: Lusa
Cerca de 80 mil pessoas participaram hoje na missa que encerrou a Peregrinação do Migrante e do Refugiado ao santuário de Fátima, anunciou a instituição.

O número de fiéis é inferior ao da peregrinação internacional de Agosto do ano passado, que teve cerca de cem mil peregrinos.

As cerimónias religiosas foram presididas pelo bispo auxiliar de Porto Alegre, no Brasil, Alessandro Ruffinoni, tendo participado na eucaristia de encerramento cerca de 140 sacerdotes.

Registaram-se nesta peregrinação 47 grupos, da Alemanha, Áustria, Costa do Marfim, Eslovénia, Espanha, Estados Unidos da América, Hungria, Irlanda, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, Sri Lanka e Vietname.

O Santuário de Fátima contabilizou ainda 2099 confissões, 678 peregrinos recorreram ao lava-pés, 838 realizaram promessas na capelinha e 256 pessoas receberam assistência no posto de socorros.

Na peregrinação, prestaram serviço voluntário 124 servitas, 26 escuteiros, um médico e cinco enfermeiros, adiantou ainda o santuário.

A saída dos peregrinos da cidade-santuário está agora a ser acompanhada pela GNR, que mobilizou 200 militares.

Segundo o comandante do destacamento de Tomar da GNR, Manuel Lage, no decurso da peregrinação internacional “o trânsito fluiu com normalidade, não se registando paragens”.

“Nesta peregrinação, as pessoas não vêm ao mesmo tempo nem saem ao mesmo tempo, o que é uma vantagem”, disse, acrescentando que, no âmbito da criminalidade, foram hoje registadas duas queixas no posto de Fátima por furto de carteiras.

Os Bombeiros Voluntários de Fátima revelaram entretanto que foram solicitados para 14 ocorrências, relacionadas com casos de desmaio, desidratação e doença súbita.

Sem comentários:

Enviar um comentário