sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Luxemburgo/Economia: Inflação com níveis excepcionalmente baixos

O Grão-Ducado registou, em Julho, uma taxa anual de inflação de menos 0,69%, aponta o Statec, o instituto luxemburguês de estatísticas, relembrando que em semelhante período do ano passado, os valores atingiam um pico histórico de 4,9%.

No seu comunicado divulgado a 5 de Agosto, o Statec explica que após três meses de aumento consecutivos, o preço dos produtos petrolíferos voltou a recuar 0,5 % em relação ao mês anterior.

Já em comparação com o mesmo mês de 2008, os preços tiveram uma acentuada queda de -28,8%.

A taxa de inflação sofreu idêntica situação, passando de -0,3% em Maio e Junho para -0,7% em Julho, quando em homólogo período de 2008, o seu valor era de 4,9%.

Os responsáveis do instituto referem ainda que em relação ao mês de Junho, o índice dos preços em geral recuou 0,9%, sobretudo devido aos saldos de Verão.

O preço do vestuário chegou mesmo a conhecer uma descida de 10,17 %. Artigos de colchoaria, mobílias, artigos de viagem, artigos de desporto, de campismo e de lazer ao livre, entre outros, também viram os seus preços diminuir.

Já as viagens de avião com tudo incluído ("all inclusive"), produtos de software, imprensa e jornais diários, batatas, óleos alimentares e peixe fresco registaram um aumento dos preços, segundo o Statec.

Por sua vez, a taxa de inflação sub-jacente (índice geral que exclui os preços petrolíferos e outros preços que se formam nos mercados internacionais) progrediu 0,19 % em relação ao mês anterior e 2,13 % em relação a Junho do passado, nota o instituto luxemburguês de estatísticas.

Sem comentários:

Enviar um comentário