sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Filme luxemburguês "Réfractaire" na corrida aos Óscares


A Comissão Nacional da Selecção para os Óscares escolheu o filme luxemburguês "Réfractaire" para representar o Grão-Ducado na 82a edição da Academia dos Óscares, em 2010, na categoria de "melhor filme estrangeiro".

O filme realizado por Nicolas Steil, é uma coprodução entre o Luxemburgo (Iris Productions) e a Suíça (Cab Productions).

As filmagens decorreram integralmente no Grão-Ducado com a participação de vários técnicos luxemburgueses, nomeadamente Carlo Thoss (som), Christina Schaffer (decoração), Uli Simon (vestuário), Katja Reinert (maquilhagem) ou ainda André Mergenthaler e Michel Wintch (música).

O filme contou também com a presença dos actores luxemburgueses Luc Feit, Patrick Hastert, André Jung, Charles Muller bem como Thierry van Werveke, este último que faleceu em Janeiro.

As cinco nomeações para "melhor filme estrangeiro" serão reveladas a 2 de Fevereiro de 2010, em Hollywood.

Na base do filme encontra-se um dos momentos mais trágicos da história do Luxemburgo no século XX, nomeadamente o alistamento à força de jovens luxemburgueses nas tropas nazis entre 1942 e 1944.

Centenas de jovens optaram por desertar, vivendo em esconderijos muitas vezes precários, ajudados pela Resistência e pela população, e esperando pela libertação das forças aliadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário