sábado, 26 de setembro de 2009

G20: Líderes determinam bases para "crescimento sustentável"

Os líderes do G20, reunidos quinta e sexta-feira em Pittsburgh, Estados Unidos da América, comprometeram-se a "definir as bases para um crescimento vigoroso, sustentável e equilibrado para o século XXI".

Na declaração final da cimeira, as 20 economias mais desenvolvidas e as emergentes concluíram que é preciso deixar para trás "uma era de irresponsabilidade" para suportar uma recuperação económica que já se iniciou mas que está ainda "incompleta".

"Comprometemo-nos hoje a manter a nossa resposta vigorosa até que esteja assegurada uma recuperação duradoura. Actuaremos para nos assegurarmos de que quando voltar o crescimento, voltem também os empregos", lê-se no documento final.

"Vamos evitar a retirada prematura dos estímulos. Ao mesmo tempo, vamos preparar as nossas estratégias de saída e, quando for oportuno, vamos retirar os nossos apoios extraordinários de forma cooperante e coordenada, mantendo os nossos compromissos de responsabilidade fiscal", acrescenta.

Outra das resoluções que saiu de Pittsburgh foi a "reforma da arquitectura global para atender às necessidades do século XXI", em termos económicos e financeiros.

"Designamos o G-20 como o centro principal da nossa cooperação económica internacional. (…) Comprometemos-nos (no Fundo Monetário Internacional) a transferir como quota aos mercados emergentes dinâmicos e aos países em desenvolvimento pelo menos cinco por cento, utilizando a fórmula de atribuição de quotas actuais como ponto de partida para trabalhar".

As 20 potências do G20 acordaram ainda "levar a cabo novas medidas que incrementem o acesso a alimentos, produtos energéticos e finanças aos (países) mais pobres do mundo, uma vez que ponham fim aos fluxos ilícitos".

Do ponto de vista ambiental e energético, os líderes do G-20 decidiram "racionalizar e finalizar no médio prazo os subsídios ineficazes para o consumo de combustíveis fósseis", bem como "manter a abertura exterior até (que se alcance) um crescimento mais sustentável e verde".

"Lutaremos contra o protecciones. Estamos empenhados em encerrar a Ronda de Doha com sucesso em 2010", refere ainda a declaração final do encontro de Pittsburgh.

O G-20 agendou ainda dois encontros para o próximo ano, esperando que a partir de 2011 possa reunir-se apenas anualmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário