sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Gripe A (H1N1): Vacina chega a Portugal a 12 de Outubro

As primeiras vacinas contra a gripe A (H1N1) vão chegar a Portugal a partir de 12 de Outubro, sendo as entregas faseadas semanalmente e em proporção à encomenda total feita, anunciou hoje a farmacêutica GlaxoSmithKline.

Fonte oficial da empresa farmacêutica explicou hoje à agência Lusa que as entregas vão acontecer faseadamente em todos os países que encomendaram as vacinas à GlaxoSmithKline, como aconteceu com o Governo português.

As entregas ocorrem em “proporção à encomenda total feita por cada Governo”, informou.

Em Julho, o Executivo português aprovou uma verba de 45 milhões de euros para adquirir seis milhões de vacinas, que servirão para imunizar três milhões de pessoas.

Duas vacinas

A Agência Europeia para os Medicamentos (EMEA) recomendou à Comissão Europeia (CE) a autorização de duas vacinas - a Focetria (laboratório Novartis) e a Pandremrix (GlaxoSmithKline).

A CE anunciou hoje que irá "nos próximos dias, o mais rapidamente possível", autorizar a comercialização.

A vacina poderá ser administrada a grávidas e crianças a partir dos seis meses de idade. A mesma fonte da farmacêutica referiu que, tal como na vacina contra a gripe sazonal, a dose da vacina contra a gripe A destinada a crianças será metade da dos adultos. A quantidade para as crianças é de 0,25 mililitros e a vacina deverá ser administrada com um intervalo de três semanas.

A EMEA, organismo da União Europeia (UE) com sede em Londres, tem como principal atribuição a protecção e a promoção da saúde pública e animal através da avaliação e supervisão dos medicamentos para uso humano e veterinário.

A EMEA é responsável pela avaliação científica dos pedidos de autorização de introdução no mercado de medicamentos apresentados a nível da UE.

Sem comentários:

Enviar um comentário