A União Europeia (UE) está "muito preocupada" com as negociações sobre o clima que "não estão no bom caminho" e considera que "não é aceitável" que elas abrandem, afirmou quinta-feira o primeiro-ministro sueco, Fredrik Reinfeld.
Depois da reunião das Nações Unidas em Nova Iorque sobre o clima, o presidente em exercício da UE, Reinfeld, insistiu em Pittsburgh na urgência de chegar a um novo acordo sobre a redução das emissões de gases com efeito de estufa no encontro de Dezembro, em Copenhaga.
Em conferência de imprensa, onde também esteve o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, a poucas horas da abertura da cimeira do G-20, Fredrik Reinfeld afirmou que a UE está "muito preocupada com a situação do clima, no que se refere às negociações".
"De facto, (as negociações) estão a abrandar, isto não tem sentido, não é aceitável. Estamos muito preocupados com a necessidade de acelerar as negociações. Faltam apenas 75 dias, faltam muitas coisas para regular, isto é preocupante", sublinhou.
A conferência de Copenhaga, Dinamarca, está prevista para 7 a 18 de Dezembro e daí deverá resultar um novo acordo sobre as emissões de gases com efeito de estufa, substituindo assim o Protocolo de Quioto.
Sem comentários:
Enviar um comentário