terça-feira, 15 de setembro de 2009
Luxemburgo: O que muda no ensino pré-escolar e primário a partir de hoje
Hoje, terça-feira, 15 de Setembro, dia de regresso às aulas no Luxemburgo, entra em vigor a reforma do ensino pré-escolar e primário, designada por "escola fundamental", que reorganiza os nove primeiros anos de escolaridade dos alunos. Os nove anos correspondem a: os actuais dois anos do ensino pré-escolar ("Spillschoul") e aos seis anos de escolaridade primária, sendo que o ano restante equivale ao ensino precoce (um ano antes da "Spillschoul") e que é facultativo.
A escola fundamental "vem reformar uma lei que vigorou quase um século (datada de 10 de Agosto de 1912) relativa ao ensino primário e que era urgente alterar", recordou a ministra da Educação, Mady Delvaux-Stehres, aquando da aprovação da lei a 21 de Janeiro deste ano no Parlamento.
A partir deste regresso às aulas, todos os estabelecimentos de ensino pré-escolar e primário do Grão-Ducado ficam organizados em quatro "ciclos" de aprendizagem que substituem a organização tradicional em "anos lectivos".
Os ciclos 2, 3 e 4 correspondem ao ensino primário (da 1a à 6a classe) e têm cada um uma duração de dois anos. Por sua vez, o ciclo 1 equivale à "Spillschoul" (pré-escolar).
Os professores de cada ciclo irão trabalhar e colaborar no seio de equipas pedagógicas, que por sua vez, em caso de necessidade, serão ajudadas por uma equipa multi-profissional composta por especialistas (por exemplo, terapeutas em psicomotricidade, psicólogos, educadores) que irão auxiliar os alunos em dificuldade.
NÍVEIS DE COMPETÊNCIAS
Todas as escolas fundamentais (primárias) serão incentivadas a trabalhar com base num nível de competências elaborado para os quatro ciclos de aprendizagem. Pretende-se que as aprendizagens deixem de ser encaradas como uma simples reprodução de saberes, como no sistema de ensino anterior, passando a implicar também a aplicação concreta desses saberes.
Neste ano lectivo 2009/2010, vão ser introduzidas novas formas de avaliação para os ciclos 1 e 2.
Um balanço de fim de ciclo informará, todos os anos, sobre o grau de desenvolvimento das competências visadas pelos níveis. À semelhança do passado, um documento de balanço intermediário será estabelecido no final de cada semestre. Trata-se de um modelo adaptado do actual Boletim de Notas.
Para os ciclos 3 e 4 (antigas 3a, 4a, 5a e 6a classes), o tradicional boletim vai manter-se. Todavia, os alunos vão igualmente receber um balanço de final de ciclo.
Outra novidade da reforma escolar prende-se com a nomeação dos professores que deixam de ser designados pelos municípios (comunas), sendo, a partir deste ano lectivo de 2009/2010, o próprio Estado a fazê-lo. O Estado pretende, assim, tornar as nomeações mais justas e equitativas, e melhor adaptadas.
As alterações no plano pedagógico e organizacional têm por objectivo "formar o melhor possível os alunos", declarava a ministra da Educação, Mady Delvaux-Stehres, aquando do debate para a aprovação da nova legislação em Janeiro.
"Os primeiros anos de formação são os mais importantes, fornecem a motivação necessária e decidem se as crianças terão sucesso na vida", rematou.
Texto: Nuno Costa/ Foto: Marc Wilwert
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Só espero que este novo systema não va criar ainda mais penalizações para as crianças estrangeiras.
ResponderEliminarAinda não entendi foi como é que este novo sistema vai ajudar as crianças?
ResponderEliminareu gostava mesmo e k me informacem quais as condiçoes de uma criança pertencer a uma comuna e estudar noutra... ha comunas onde ainda nao existem creches entao a criança faz a creche numlado e depois e obrigada a mudar de escola?? sera k alguem me consegue responder a isto com objectividade??
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