terça-feira, 15 de setembro de 2009

Luxemburgo: Agricultores bloquearam fronteira belgo-luxemburguesa para exigir aumento do preço do leite pago ao produtor

Ontem, dezenas de produtores de leite belgas e luxemburgueseses bloquearam a fronteira em Sterpenich, para reclamar o aumento do preço do leite

Ontem, segunda-feira, pouco depois das 17h, agricultores e produtores de leite belgas e luxemburgueses começaram a concentrar-se junto ao posto de fronteira da auto-estrada A6, para bloquear a passagem aos camiões com os seus tractores.

Bastou uma dúzia de tractores para dificultar a passagem de camiões e automóveis, o que provocou de imediato um enorme engarrafamento, já que era a hora de fecho de expediente em muitos empregos no Luxemburgo e eram várias dezenas de milhares os automobilistas a circular naquela auto-estrada, no sentido Grão-Ducado - Bélgica.

Segundo o que os porta-vozes dos manifestantes disseram às patrulhas de polícia belgas e luxemburguesas enviadas para o local, os produtores de leite pretendiam desviar os camiões para o parque de estacionamento do posto-fronteira para controlar as mercadorias transportadas.

Esta tarde, em Ettelbruck e Erpeldange: 50 mil litros de leite derramados num descampado

No Luxemburgo está prevista outra acção esta terça-feira.

Os produtores de leite vão distribuir gratuitamente leite aos transeuntes que cruzarem e têm também previsto, pelas 14h15, despejar 50 mil litros de leite em pradarias nas imediações de Ettelbruck e Erpeldange.



Quanto custa o leite?

O preço do leite pago ao produtor ronda, no Luxemburgo, os 0,30 a 0,40 euros por litro, isto depois de a principal compradora da produção leiteira nacional, a Luxlait, ter aceite, em Agosto de 2008, as reivindicações das federações dos agricultores e produtores de lacticíneos.

Mas a média no resto da União Europeia não ultrapassa os 0,24 euros/litro pagos ao produtor e em muitos estados-membros, como na Bélgica por exemplo, o preço não ultrapassa os 0,20 euros/litro.

Os produtores insurgem-se por considerarem que a diferença entre o preço que lhes é pago e a margem de lucro dos revendedores é colossal e porque o preço ao qual o leite lhes é comprado actualmente não cobre os custos de produção.

"Por isso, preferimos dá-lo ou despejá-lo na valeta", argumentavam ontem em Sterpenich os agricultores furiosos.

O protesto dos produtores de leite arrasta-se em toda a Europa há meses. Já em 22 de Junho, centenas haviam-se manifestado no Kirchberg, bloqueando aquele bairro durante horas.

Fotos: Anouk Antony/Bossmann

1 comentário:

  1. Ana Júlia (Niederfeulen)15 de setembro de 2009 às 17:15

    Acho vergonhoso despejarem leite fora com tanta gente a morrer de fome e outros com problemas financeiros até para comprar comida e tambem existem pessoas assim aqui no Luxemburgo. Podiam por exemplo ter distribuido o leite a alunos junto das escolas, como faziam em Portugal. Tinha o mesmo efeito. Assim é criminoso para aqueles que morrem, or exemplo, em África, e vêem como os europeus deitam fora leite, de que eles tanto precisam em países africanos.

    ResponderEliminar