Actualmente, o mundo virtual não tem mais segredos para as crianças e muito menos a utilização de instrumentos como a internet. Numa altura em que é necessário impedir a utilização do telemóvel na sala de aula tanto do lado dos professores como dos alunos, recordar algumas regras em matéria virtual parece bastante útil.
"A utilização do computador e da internet faz parte integrante da vida diária das crianças", declarou o ministro da Economia, Jeannot Krecké, durante a conferência de imprensa na qual apresentava este novo manual que servirá de base de apoio aos professores na sala de aula. "É importante formar os alunos relativamente aos riscos ligados à utilização destes instrumentos numéricos e fornecer-lhes ao mesmo tempo os reflexos de segurança necessários que se apresentam como pano de fundo", disse.
Mady Delvaux-Stehres, ministra da Educação, apoiou as declarações de Krecké sublinhando que "a escola tem uma importante missão de educação nesta matéria".
Desde 2007, foram organizados cursos nas escolas para sensibilizar os alunos na utilização de instrumentos numéricos, mas com o aparecimento deste manual, os professores vão poder seguir um verdadeiro programa e sobretudo comunicar com os pais, que irão por sua vez ter um eco daquilo que está a ser feito na aula.
"Este guia está à disposição dos professores para os ajudar na concepção das aulas ligadas a temas associados à segurança de informação", continua a ministra da Educação, acrescentando que este “foi concebido para permitir aos alunos a aquisição de competências necessárias no domínio da segurança de informação que lhe são actualmente indispensáveis para usar a internet”.
Cinco Objectivos
O guia tem por principais objectivos:
– permitir aos alunos compreender as características e as funções simples da internet;
– saber observar as regras de conduta social na web;
– saber manipular o instrumento numérico com prudência e discernimento;
– saber detectar os riscos e reagir de maneira adequada;
– conhecer e adoptar os princípios simples de segurança da informação.
Os termos técnicos complicados não deverão doravante ser secretos para os alunos, protegendo-os desta forma dos perigos do virtual: “Os jovens devem saber usar com habilidade e de forma sã as tecnologias numéricas”, concluiu Mady Delvaux-Stehres.
O livro pode ser encomendado gratuitamente através do site do CASES que será apresentado na Feira de Outono (de 17 a 25 de Outubro, na Luxexpo, em Kirchberg).
As sugestões e comentários podem ser enviados para o portal www.cases.lu , na internet.
Texto: Cristina Campos /Foto: Jochen Kutler
Sem comentários:
Enviar um comentário