quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Luxemburgo: Director da Villeroy & Boch retido pelos assalariados para ouvir reivindicações


Foto: Anouk Antony

Durante as negociações de ontem entre sindicatos e a direccção da Villeroy & Boch, cerca de 80 trabalhadores fizeram irrupção na sala de reunião. Retiveram o seu director Charles-Antoine de Theux, obrigando-o a escutar as reivindicações do pessoal e a fazer uma oferta de indemnização para os 230 assalariados que irão ser despedidos em 2010.

Os sindicatos LCGB e OGB-L reclamam uma indemnização de 225 euros por mês de antiguidade, enquanto a direcção da Villeroy & Boch diz-se pronta a dar 25 euros.

A direcção afirma ter registado um défice de mais de 76 milhões de euros nos últimos meses, dos quais 60 milhões se destinaram a acompanhar medidas de despedimento. Assim, a direcção recusa pagar cerca de 25 mil euros de indemnização por cada trabalhador despedido.

No dia 30 de Outubro, as negociações do plano social irão chegar ao seu termo. Uma primeira fase de despedimentos de 170 assalariados será levada a cabo a partir de 2010.

Em finais de Junho de 2010, os restantes 60 assalariados irão receber uma carta de despedimento, de forma a que em finais de 2010, a unidade fabril luxemburguesa de Villeroy & Boch, no Rollingergrund, seja definitavamente encerrada.

Actualmente, apenas 11 pessoas das 230 visadas pelo despedimento encontraram um outro emprego, adiantou ontem Marcel Goerend, do LCGB.

Sem comentários:

Enviar um comentário