quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Luxemburgo: Ministro da Saúde quer aumentar preço do tabaco e alargar espaços para "não-fumadores"
Enquanto a campanha europeia anti-tabaco "HELP" entra numa nova fase, o ministro luxemburguês da Saúde, Mars Di Bartolomeo, anunciou na semana passada que apresentará em 2010 um projecto-lei para reforçar a lei anti-tabaco de 2006. O que está, desde já, previsto, anunciou, é um aumento do preço do tabaco e um alargamento dos espaços para "não-fumadores".
Segundo o ministro, a legislação de 2006, que proíbe inclusive qualquer tipo de publicidade ao tabaco, está actualmente em fase de avaliação. Esta deveria resultar num novo "plano tabaco" cujo objectivo será reforçar a lei actual. O projecto-lei deverá ser apresentado em Conselho do Governo em 2010. O preço dos cigarros poderá assim vir a ser aumentado, ao mesmo tempo que as zonas de "não-fumadores" poderão ser alargadas ao conjunto do sector da Horeca (hotelaria e restauração).
Se, por um lado, no Luxemburgo o número de fumadores baixou sensivelmente nestes últimos anos, por outro, verificou-se um aumento do número de jovens fumadores entre os 15 e os 17 anos. Uma constatação bastante preocupante, diz o ministro, na medida em que os danos provocados pelo tabaco no organismo ainda em crescimento dos jovens são mais importantes do que aqueles que se verificam no organismo de um adulto.
Mars Di Bartolomeo anunciou também uma campanha nacional intitulada "Ne fous pas ta vie en l'air" ("Não jogues a tua vida pela janela", em tradução livre) que insiste nomeadamente na prevenção. Para o ministro da Saúde luxemburguês, que já se assumiu enquanto antigo fumador, a melhor forma de deixar de fumar é nunca ter começado.
Na União Europeia (UE), morrem por ano, cerca de 650 mil pessoas devido ao tabaco, sendo que dessas, 19 mil são fumadores passivos. No Luxemburgo, entre 500 a 600 mortes por ano são imputadas ao tabaco. Os números, que falam por si só, levaram a Comissão Europeia a lançar-se em 2005 numa vasta campanha anti-tabaco.
A campanha foi planeada para e com os jovens, depois de se ter constatado que as imagens chocantes não produziam sempre os resultados esperados. Se a campanha assenta sobretudo em estratégias concretas para deixar de fumar, o público-alvo desta vez são sobretudo os adolescentes. Assim, e desde 15 de Outubro, foi difundido um anúncio publicitário em 134 canais de televisão em toda a UE, que apresenta heróis de manga (desenhos animados japoneses) que no final de 11 episódios (um episódio por mês), ajudam personagens dependentes do tabaco a libertarem-se do cigarro a partir de situações absurdas.
O objectivo é levar os jovens a consultar o sítio www.help-eu.com , onde verdadeiras soluções, publicadas por outros internautas, podem ser visualizadas. O sítio conta já com mais de mil participantes.
Refira-se ainda que os 60 milhões de euros com que está orçamentada esta campanha provêm do orçamento agrícola da UE. Trata-se de fundos que até ao momento serviam para subvencionar as plantações de tabaco, subvenções que estão continuamente em baixa, por forma a desaparecerem por completo em 2010.
Foto: Tessy Hansen/Texto: Cristina Campos
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