Os ministros dos Negócios Estrangeiros (MNE) da União Europeia (UE) participam hoje e amanhã no Kirchberg num Conselho "Assuntos Gerais" e "Relações Externas".
Este conselho é dedicado à preparação do conselho europeu de quinta e sexta-feira, 29 e 30 de Outubro, em Bruxelas, que vai analisar as questões institucionais, a situação económica, financeira e social actual da União, bem como as questões das alterações climáticas e do desenvolvimento sustentável.
Os MNE vão abordar em prioridade a situação actual do Tratado de Lisboa, cuja ratificação depende hoje apenas da República Checa. O Tratado de Lisboa estipula, entre outros pontos, a eleição de um presidente para a UE. Dois dos nomes mais falados para esse posto são o primeiro-ministro luxemburguês, Jean-Claude Juncker, e o antigo primeiro-ministro britânico, Tony Blair.
Este conselho serve também para discutir o lançamento de uma estratégia comunitária sobre desafios comuns, como, por exemplo, os ligados às questões ecológicas.
Os MNE europeus vão também abordar a situação política no Irão, nos Balcãs ocidentais, bem como o dossiê nuclear.
Na terça-feira são discutidos os dossiês sobre a situação política no Afeganistão, Paquistão, Médio Oriente.
Os chefes da diplomacia europeia vão nomeadamente analisar a forma como deve ser reforçada a posição da UE no Afeganistão, como pode esta contribuir para assegurar a segurança da segunda volta nas eleições paquistanesas, o que pode ser feito para ajudar ao relançamento do processo de paz entre Israel e a Palestina.
Os MNE vão igualmente debruçar-se sobre a situação política instável na Guiné-Conakry e no Sri Lanka (Ceilão).
Sem comentários:
Enviar um comentário