Esta estrutura substitui o antigo Comissariado do Governo para os Estrangeiros e visa uma melhor integração destes últimos.
Situado no 7-9, av. Victor Hugo, em Limpertsberg, na capital, o OLAI é uma administração sob tutela do Ministério da Integração criada ao abrigo da lei de 16 de Dezembro de 2008, lei que entrou em vigor em Junho deste ano (o OLAI já estava a funcionar), e pretende ajudar os estrangeiros com dificuldades económicas.
O OLAI propõe aos estrangeiros um contrato de acolhimento e integração. "Este será válido dois anos e comporta, para os signatários, aulas para aprender uma das três línguas do país, aulas de orientação na sociedade civil e a participação, duas vezes por ano, numa jornada de informação para estabelecer contactos com as instituições nacionais", explica Christiane Martin, directora do OLAI.
Christiane Martin (ex-comissária do Governo para os Estrangeiros) assegura que "quem assinar o contrato, beneficia prioritariamente das medidas do Plano de Acção Nacional de Integração e de Luta Contra as Discriminações que o OLAI conta pôr em prática em Março/Abril de 2010".
Ao lado dos escritórios do OLAI, que emprega 50 pessoas de 21 origens diferentes, está aberta ao público uma sala de espera, onde os requerentes de apoio internacional podem vir buscar ajuda material, senhas de refeições ou simplesmente falar de problemas com os quais se deparam no quotidiano.
O OLAI colabora ainda com outros organismos sociais, municípios ou outros agentes da sociedade civil.
Mais informações em www.olai.public.lu, pelo tel. 24 78 57 00 (ou por e-mail. pelo e-mail info@olai.public.lu.
Texto: N. Costa/Foto: Guy Jallay
Sem comentários:
Enviar um comentário