quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Portugal: Primeira criança vítima mortal da gripe H1N1

Um menino de dez anos infectado com o vírus da gripe A (H1N1) morreu ontem à noite no Hospital D. Estefânia, em Lisboa, onde estava internado desde a madrugada , anunciou o Centro Hospitalar Lisboa Central (CHLC).

"A criança deu entrada no Serviço de Urgência perto das 06:00 de hoje (ontem dia 28 de Outubro) com sintomatologia gripal", tendo sido realizadas "análises laboratoriais e identificado o vírus H1N1 nas secreções respiratórias", adianta o CHLC. A Direcção Clínica aguarda o resultado da autópsia para determinação da causa de morte. O Conselho de Administração do CHLC informa que a criança morreu hoje no Serviço de Infecciologia do Hospital D. Estefânia.

Entretanto, o Ministério da Saúde registou na última semana 149 focos de Gripe A (H1N1) em escolas de todo o país, anunciou a tutela.

"Uma vez que este número tem vindo a sofrer um aumento significativo nos últimos dias, o Ministério da Saúde considera relevante a sua divulgação: 149 clusters [focos] de Gripe A em escolas de todo o país, entre os dias 22 e 28 de Outubro", lê-se na nota semanal do gabinete da ministra Ana Jorge.

Segundo a mesma fonte, entre 19 e 25 de Outubro foram observados nos serviços de saúde 4732 doentes com sintomas de gripe, independentemente dos vírus em causa.

Durante o mesmo período estiveram internados 47 doentes, dos quais quatro em unidades de cuidados intensivos. Quanto à situação clínica, acrescenta o Governo, a maioria dos novos casos diagnosticados não apresentou gravidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário