quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Bruxelas: Belga Van Rompuy escolhido para ser primeiro presidente da UE, britânica Ashton será chefe da diplomacia europeia

O belga Herman Van Rompuy e a britânica Catherine Ashton foram designados para ocupar dois novos cargos europeus, respectivamente presidente do Conselho Europeu e alta representante para a Política Externa dos 27, pelos líderes europeus reunidos hoje em Bruxelas.

Fonte diplomática disse à Agência Lusa que os chefes de estado e de governo da União Europeia chegaram a acordo por consenso num jantar de trabalho convocado pela presidência sueca dos 27 para decidir os nomes dos dois importantes cargos criados com a entrada em vigor do Tratado de Lisboa em 1 de Dezembro próximo.

Herman Van Rompuy, 62 anos, lidera o governo de coligação da Bélgica há menos de um ano. Democrata-cristão flamengo, é considerado o responsável pelo regresso da estabilidade política ao país depois dos repetidos conflitos entre flamengos e francófonos. Os que se opuseram à sua nomeação como primeiro presidente permanente da UE apontam-lhe falta de carisma.

Catherine Ashton, 53 anos, trabalhista britânica que exerce actualmente as funções de comissária europeia do Comércio, foi um nome avançado quando o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, David Miliband, recusou ser candidato.

Texto: Lusa /Fotos: Governo Belga e UE

Sem comentários:

Enviar um comentário