sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Portugal/UE: Grande espectáculo na capital portuguesa no dia da entrada em vigor do Tratado de Lisboa

A entrada em vigor do Tratado de Lisboa, a 1 de Dezembro, será assinalada com uma celebração na capital portuguesa nesse mesmo dia, já com a presença do recém-designado presidente do Conselho Europeu, revelou o primeiro-ministro português José Sócrates.

Sócrates fez o anúncio em Bruxelas, ontem, no final da cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE), na qual os 27 designaram o belga Herman Van Rompuy e a britânica Catherine Ashton para ocupar os dois novos altos cargos europeus, respectivamente presidente do Conselho da UE e alta representante para a Política Externa dos 27.

Apontando que os líderes europeus deram assim "o último passo para a implementação do Tratado de Lisboa", Sócrates revelou que a celebração da sua entrada em vigor "será feita em Lisboa", a 1 de Dezembro.

A cerimónia, disse, contará já com a presença de Van Rompuy, além do presidente em exercício do Conselho, o primeiro-ministro sueco Fredrik Reinfeldt, do próximo presidente rotativo, o chefe de Governo espanhol, José Luís Rodriguez Zapatero, e do presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.

Fonte governamental indicou que a cerimónia, que está a ser preparada pelo Governo português em colaboração com a Comissão Europeia, a presidência sueca do Conselho e a Câmara Municipal de Lisboa, deverá realizar-se na Torre de Belém, aproveitando as infra-estruturas montadas para a Cimeira Ibero-Americana, que termina nesse mesmo dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário