sábado, 14 de novembro de 2009

Economia: Zona Euro sai da recessão com crescimento de 0,4% no terceiro trimestre

A economia da zona euro cresceu 0,4% no terceiro trimestre deste ano face ao trimestre anterior, confirmando a saída da recessão técnica.

No entanto, quando comparado com o período homólogo, os países da zona euro registaram uma quebra de 4,1 por cento.

De acordo com o Eurostat, o organismo oficial de estatísticas da União Europeia (UE) sediado no Kirchberg, toda a União saiu da recessão técnica uma vez que o Produto Interno Bruto (PIB) da Europa a 27 cresceu 0,2% no mesmo período, quando comparado com o trimestre anterior, em que as taxas de crescimento foram negativas em 0,2%, para a zona euro, e negativas em 0,3% para o conjunto dos 27 países que constituem a UE.

Olhando para o mesmo período de 2008, as contas divulgadas sexta-feira pelo Eurostat mostram que o PIB diminuiu 4,1% na Zona Euro e 4,3% na UE a 27, depois de se ter contraído 4,8 e 4,9%, respectivamente, de Abril a Junho.

Na sexta-feira, o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou que a economia portuguesa cresceu 0,9% no terceiro trimestre deste ano, acelerando de uma subida de 0,3% no segundo trimestre, em cadeia.

Comparando com o período homólogo de 2008, o INE mostra que a economia nacional contraiu-se no terceiro trimestre 2,4%, melhorando face à queda de 3,7% que tinha registado no segundo trimestre deste ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário