domingo, 1 de novembro de 2009

Luxemburgo: Desenhos e obras gráficas de Paulo Ferreira no Instituto Camões até 13 de Novembro

"Esta exposição impunha-se e tinha muita importância, porque o Paulo tinha muitos amigos", declara com orgulho a comissária da exposição "Paulo Ferreira-obras Inéditas", Maria de Lurdes Ferreira, também amiga próxima do artista, hoje já falecido.

A vernissage teve lugar no Instituto Camões (IC) a 15 de Outubro e contou com a presença da esposa do defunto pintor, Margarida Ferreira.

No IC estão expostos desenhos e obras gráficas, bem como três pinturas em tela (na imagem: "O disfarce"), de Paulo Ferreira.

O artista plástico (1911-1999) frequentou muitos ateliês e relacionou-se com inúmeros artistas e intelectuais, além de ter sido director artístico de várias Casas Portuguesas na Europa, com destaque para a de Paris.

Entre um moderado expressionismo lírico e um neoclassicismo simplificado, a pintura do artista rejeita qualquer radicalismo vanguardista. Retratos, paisagens e cenas de circo são os temas mais frequentes.

"O Paulo foi uma pessoa que se pôs sempre de parte, preocupava-se mais em divulgar outros artistas do que a ele próprio", recorda Maria de Lurdes, Ferreira sublinhando que "os amigos eram a maior riqueza do Paulo".

A exposição pode ser visitada até 13 de Novembro, de segunda à quinta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, e à sexta-feira, das 9h às 14h, no Instituto Camões (8, boulevard Royal, na capital). A entrada é gratuita.

Foto: M. Dias/Texto:Nuno Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário