sábado, 19 de dezembro de 2009

Luxemburgo: Identificação obrigatória para todos os cães do país, a partir de Janeiro

Todos os cães do país terão de estar devidamente identificados com um “chip” a partir de 1 de Janeiro do próximo ano.

Há precisamente um ano, foram lançados os primeiros cursos teóricos e práticos para os donos de cães potencialmente perigosos, dando assim sequência à nova lei canina aprovada em Maio do ano passado. Essa mesma lei prevê que, a partir de 1 de Janeiro de 2010, todos os cães do país deverão estar identificados.

Os cursos obrigatórios para todos os que possuem ou querem comprar cães considerados perigosos tiveram um grande sucesso. Catorze cursos foram ministrados num ano por veterinários e 151 pessoas obtiveram o certificado necessário para poderem ter um cão perigoso segundo a lei - Bullterrier, Mastiff, Staffordshire, entre outras raças.

Os cursos teóricos são organizados pela associação de veterinários e custam 250 euros por pessoa. Informações complementares podem ser obtidas através do e-mail vetfuchs@pt.lu ou pelo fax 727348.

Quanto ao “chip” obrigatório, destina-se a identificar facilmente animais perdidos e permitirá às autoridades saber exactamente quantos cães existem no país. Calcula-se que existam actualmente no Grão-Ducado 35 mil cães, dos quais 200 considerados perigosos. Segundo o director dos serviços veterinários, Albert Huberty, a maior parte dos cães já tem o “chip” de identificação.

Foto: Anouk Antony

2 comentários:

  1. o meu cao morreu atropelado a dois dias
    estou muito triste .
    nao sabem o que o donoi do carro me disse estragou-me o carro todo agora vai ter de pagar e eu respondi estou mais priocupada com o meu cao doque com o seu carro.
    o meu cao tinha tres meses um olhos azul outro castanho era meio aski meio labrador pequenino.
    fiquei muito triste e agora a saber que a pessoas que aboandonas os animais que os matao que os tratao mal passei-me e parti o vidro do carro que passou por cima do meu cao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. gostei da sua atitude comigo passouse presizamente o mesmo ainda tive ke pagar 1 semana de clinica e criar os 3 filhos a biberom e foi atropelada na passadeira

      Eliminar