sexta-feira, 27 de novembro de 2009

UE: Luxemburguesa Viviane Reding nomeada vice-presidente da Comissão Europeia

A comissária europeia dos Media, a luxemburguesa Viviane Reding foi hoje nomeada vice-presidente da Comissão Europeia Barroso II.

Neste cargo, Reding não passa a ser apenas o braço direito de Durão Barroso como se ocupará das pastas da Justiça, Liberdade e Segurança, funções antes ocupadas pelo francês Jacques Barrot.

Neste posto, Reding tem quase responsabilidade e influência equivalentes à recém nomeada Alta Representante dos Negócios Estrangeiros da UE, Catherine Ashton.

Comissária europeia dos Media e da Sociedade de Informação desde 2004, Viviane Reding fez também parte da Comissão Prodi em 1999.

A ela ficou-se a dever, depois de um longo braço-de-ferro com as operadoras de telefonia móvel da UE, a consequente redução dos preços do roaming nas chamadas de telemóvel.

Viviane Reding nasceu em Esch/Alzette em 1951, formou-se em Ciências Humanas na Sorbonne. Entre 1978 e 1989 foi editorialista do diário luxemburguês Luxemburger Wort. Eleita deputada pelo Partido Cristão-Social (CSV) para o Parlamento luxemburguês em 1979, torna-se deputada europeia em 1989, assento que ocupou até ser chamada para a Comissão Prodi.

JLC
Foto: Marc Wilwert

Sem comentários:

Enviar um comentário