terça-feira, 29 de dezembro de 2009

China: Britânico Akmal Shaikh já foi executado

O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, anunciou hoje que a China já executou o cidadão britânico Akmal Shaikh, condenado à morte por tráfico de droga.

Brown condenou em termos firmes a execução de Akmal Shaikh.

"Condeno a execução de Akmal Shaikh nos termos mais firmes. Estou escandalizado e desiludido pelo facto dos nossos pedidos persistentes de clemência não tenham sido atendidos", disse o primeiro-ministro britânico em comunicado.

"Estou particularmente preocupado com o facto de não ter sido feita qualquer avaliação da saúde mental (do condenado)", acrescentou, apresentando as "condolências" aos familiares e amigos de Akmal Shaikh que afirmaram que este sofria de perturbações mentais.

Até ao momento, o governo chinês ainda não anunciou oficialmente a execução do condenado.

Hoje de manhã, Pequim referiu que o Tribunal Supremo tinha aprovado a condenação à morte do britânico, justificando a pena pelo seu efeito dissuasor e considerando que "os elementos fornecidos pela parte britânica não eram suficientes para provar que Akmal(Shaikh) sofre de doença mental".

O anúncio da decisão do Tribunal Supremo costuma anteceder, por pouco tempo, a própria execução

Shaikh é o primeiro cidadão europeu executado na China desde há 50 anos, de acordo com a organização não governamental (ONG) Reprieve, com sede em Londres.

O britânico, de 53 anos, foi detido em Setembro de 2007 no noroeste da China com quatro quilogramas de heroína.

A família garante que criminosos se aproveitaram da vulnerabilidade psicológica de Shaikh para o levarem a transportar a droga.

Na segunda-feira, o Reino Unido pediu à China para impedir a execução do britânico. Dois primos, que estiveram com ele na prisão, interpuseram no mesmo dia um último recurso para lhe salvar a vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário