sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Copenhaga: Líderes mundiais retomam trabalhos no último dia de conferência

Os líderes mundiais presentes na conferência sobre o clima, em Copenhaga, retomaram hoje os trabalhos para um projecto de tratado, no último dia do encontro da ONU sobre alterações climáticas.

Quando restam apenas algumas horas aos cerca de 120 líderes mundiais presentes em Copenhaga para chegar a um consenso sobre as bases de um novo tratado sobre o clima, as negociações estarão a enfrentar graves problemas.

Hoje, dia em que o presidente norte-americano, Barack Obama e outros dirigentes falam na capital dinamarquesa, o ministro do Ambiente sueco, Andreas Carlgren, afirmou que não foi ainda apresentado um acordo aos dirigentes devido a uma permanente discórdia entre países desenvolvidos e em vias de desenvolvimento.

Carlgren afirmou que "cabe agora aos dirigentes mundiais chegar a um acordo em Copenhaga.

A cimeira, que junta 120 chefes de Estado e de Governo, constitui a fase final da Conferência de Copenhaga, iniciada a 7 de Dezembro.

O objectivo é chegar a um acordo que deverá entrar em vigor antes de expirar o Protocolo de Quioto, em Janeiro de 2013, para travar de forma vinculativa as emissões de dióxido de carbono.

Sem comentários:

Enviar um comentário