terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Dia Mundial Contra a Sida/1 de Dezembro: Congresso anual em Washington em 2012

Washington acolherá em 2012 o congresso anual da Sociedade Internacional da Sida, anunciou a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, por ocasião da jornada mundial de luta contra a sida que se assinala esta terça-feira, 1 de Dezembro.

Clinton regozijou-se com a realização do congresso nos EUA que só é possível devido à decisão norte-americana de levantar a proibição, com 22 anos, de entrada no país de pessoas infectadas com o vírus ou portadoras de sida.

Os EUA acolheram pela última vez o Congresso em 1990. O último realizou-se na Cidade do Cabo (África do Sul), em 2009, e o próximo terá lugar em Julho, em Viena (Áustria). Para 2011, a escolhida foi a cidade de Roma (Itália).

"O presidente Obama e eu comprometemo-nos a desenvolver a liderança da América na luta mundial contra a Sida", disse Hillary Clinton.

Nos EUA, cerca de 56 mil pessoas contraem anualmente o vírus e 14 mil morrem (por ano), segundo dados oficiais divulgados segunda-feira.

Em Portugal já foram infectadas 35 mil pessoas, Luxemburgo tem 800

Desde 1983, a doença infectou 35 mil pessoas em Portugal.

No Luxemburgo, há actualmente 800 infectados com o vírus da sida, mas estima-se que a este número seja necessário acrescentar mais 20 ou 30%, já que muitas são ainda as pessoas infectadas, mas que desconhecem que o são, segundo alertam os responsáveis do Departamento de Doenças Infecto-Contagiosas do Centro Hospitalar do Luxemburgo (CHL).

Destes 800 infectados, 58 são novos casos registados desde o princípio de 2009, o que equivale a um caso novo por semana. Em 2008, haviam sido rastreados 68 infectados no Grão-Ducado.

Estima-se que cerca de 33,4 milhões de pessoas estejam actualmente infectadas com o VIH. Este ano foram infectadas 2,5 milhões de pessoas, tendo morrido 2,1 milhões. Globalmente, o VIH/Sida é a maior causa de morte entre as jovens mulheres em idade reprodutiva.

Desde 1983, a sida já matou cerca de 25 milhões de pessoas em todo o mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário