domingo, 20 de dezembro de 2009

Luxemburgo: Conjunto musical "Águias" festejou 30° aniversário

Três décadas de "Águias" são trinta anos de uma banda de música que marcou festas e bailes de muitas organizações portuguesas no Luxemburgo. São igualmente trinta anos com altos e baixos, com músicos que vieram e ficaram ou que depois de um certo tempo quiseram dar outro rumo à carreira. Foi para festejar a efeméride que a banda convidou a comunidade portuguesa e luso-descendente para uma grande festa com baile no centro Prince Henri de Walferdange.

Actualmente, o grupo é composto por Paulo França, baixista, Tó Luís e Filipe, teclas, Toni, bateria, Cédric, guitarra, e Pedro Bray, guitarra e canto. A banda foi fundada em 1979 e conheceu diferentes composições. Um dos membros mais antigos actualmente, Paulo França, juntou-se em 1983 ao grupo e lembra-se com orgulho da digressão que poucos anos mais tarde, no Verão de 1987, a banda fez em Portugal. "Almeirim, Santa Comba Dão, Santo Amaro da Boiça, Bom Sucesso, foram quase quatro semanas inesquecíveis”, contou ao CONTACTO. Mas houve igualmente momentos de grande tristeza e todos os membros da banda lembraram comovidos a morte de Filipe de Oliveira, que em Julho de 2007 os deixou em estado de choque. Mas com actuações em países e cidades com forte concentração de imigrantes portugueses como Vandoeuvre e Dijon, em França, Estugarda e Frankfurt, na Alemanha, ou ainda Sion, na Suíça, nunca pensaram em parar por completo.

"É verdade que o ambiente e o público actual são diferentes e que, na época, era possível ter dois eventos portugueses ao mesmo tempo sem perda de público, que o número de "grandes” orquestras portuguesas no Luxemburgo era maior, mas nunca perdemos o gosto pelo que fazemos e por isso ainda estamos por aqui”, dizem.

Mas uma festa de aniversário sem prenda não é festa. Por isso, a banda tinha convidado dois protagonistas da banda Per7ume, que em Abril de 2008, num dueto com Rui Veloso intitulado "Intervalo" alcançou de imediato o primeiro lugar do top de Airplay em Portugal. O álbum de estreia – homónimo – chegou a ser disco de Ouro. A banda está actualmente em estúdio a gravar o novo álbum, e por isso só A.J. "Tozé" Santos (voz/guitarra) e José Meireles (guitarra) vieram ao Luxemburgo para um pequeno espectáculo.

A festa, que teve o apoio da Associação dos Portugueses de Walferdange, contou ainda com a actuação de Cláudia Regina, cantora brasileira, Lord CJ, cantores de rap, Carlos Santos, cantor bem conhecido nos meios artísticos da comunidade portuguesa, e a banda Sambamix. Os lucros revertem a favor de uma associação em Portugal.

Foto e Texto: Carlos de Jesus

Sem comentários:

Enviar um comentário