Maquete do projecto para renovar a place de la Résistance (Brill), em Esch/Alzette, cujas obras começam em 2012 Foto: Lucien Wolff
Uma praça para juntar a população, harmoniosa, verde e com poesia – foi assim que o arquitecto vencedor do concurso para a criação da nova place de la Résistance (Brill), em Esch/Alzette, descreveu aquela que será um dos pontos de interesse da cidade.
O projecto arquitectónico vencedor é da autoria do argelino Kamel Louafi, que apresentou o seu projecto a 2 de Dezembro, visivelmente orgulhoso e entusiasmado. "Convencer o júri foi tarefa muito difícil", disse sorridente Louafi. E a burgomestre confirmou: "Tínhamos três projectos finalistas muito bons". Lydia Mutsch salientou que o respeito do desenvolvimento cultural de Esch e o orçamento fizeram pender a balança em favor deste projecto. O custo total do projecto será de três milhões de euros.
A place de la Résistance está implantada no bairro do Brill, o mais antigo da cidade e que alberga actualmente 4.700 moradores de 90 nacionalidades diferentes. "Os cinco continentes estarão representados, com, por exemplo, a folha da bananeira fazendo referência ao continente africano", explicou o arquitecto. Segundo Louafi, para além da heterogeneidade da população, outro factor tido em conta no projecto foi a idade dos residentes locais. "Haverá bancos e um terreno para jogar "petanca". Será um lugar de alegria para todos, uma estrutura que junta a população, onde tudo será harmonioso, sem stress", explica o arquitecto, que garante que vai dar muito lugar aos espaços verdes. Em termos genéricos, o arquitecto disse querer "representar uma arquitectura moderna com inspiração clássica", tendo optado por uma praça "simples, bonita e cheia de poesia".
Jean Gehlen, presidente da associação "reBRILLer", que visa a valorização do bairro do Brill, disse-se satisfeito com o facto de Esch ter avançado com este projecto e manifestou o desejo de que a nova praça esteja ligada à rue du Brill, de forma a favorecer a mobilidade.
As obras deverão começar em 2012.
F. Pinto
Sem comentários:
Enviar um comentário