Gabriela Canavilhas afirmou não querer antecipar-se à agenda do Conselho de Ministros, mas garantiu que já em Janeiro entrará em vigor o novo Acordo Ortográfico e será dada a ordem para impressão do Diário República segundo o renovado português.
A ministra da Cultura portuguesa afirmou que "se seguirá o que está planificado e em Janeiro entrará em vigor o novo acordo ortográfico".
Pedro Garcia Cardoso, do conselho de administração da Imprensa Nacional - Casa da Moeda tinha declarado à Lusa, no final de Novembro, que "está tudo a postos quer em termos de maquinaria quer de formação de quadros" para a aplicação do Acordo Ortográfico ao Diário da República.
O responsável declarou que "a formação foi já acautelada e há as necessárias infra-estruturas tecnológicas". "Estamos apenas à espera da ordem da Presidência do Conselho de Ministros, podemos começar imediatamente", disse Garcia Cardoso.
A ministra garantiu que o novo Acordo Ortográfico entrará em vigor, conforme o previsto, em Janeiro próximo, mas quer "reflectir maduramente" sobre uma futura Academia da Língua Portuguesa.
Questionada pela agência Lusa sobre a criação de uma Academia da Língua Portuguesa, Gabriela Canavilhas afirmou: "Está prevista no programa do Governo a concepção de uma nova agremiação, mas tenho de reflectir maduramente sobre esta matéria".
"Tenho que me sentar à mesa com as instituições que já estão instaladas e que têm uma palavra a dizer sobre essa matéria para concebermos o contorno ideal e correcto para esta Academia da Língua Portuguesa", esclareceu.
A titular da pasta da Cultura sublinhou que se pretende "sentar à mesa com outras instituições científicas que já estão activas". Gabriela Canavilhas não exclui a hipótese de se reunir com instituições dos outros países de língua portuguesa.
Sem comentários:
Enviar um comentário