quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Portugal/Casamento homossexual: Bispo de Viseu considera decisão do Governo "um atentado à família"

O bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro, considerou hoje que a aprovação do casamento homossexual pelo Governo “é um atentado à família, que tem como fundamento o matrimónio entre pessoas de sexos diferentes”.

“Atribuir o instituto do casamento a outro tipo de uniões que não respeitem a natureza e os objectivos do casamento, nomeadamente a procriação, é um desrespeito à família”, sustentou.

No dia 17 de Dezembro, o Governo aprovou alterações ao Código Civil que permitem o casamento entre pessoas do mesmo sexo, mas que excluem a possibilidade de adopção.

Para D. Ilídio Leandro, o Governo “deve ser um órgão que procura defender e acautelar os valores fundamentais do seu povo”.

Por isso, “em Portugal, os valores do casamento e da família devem ser preservados”, argumentou.

O bispo de Viseu criticou a decisão do Governo “no seu conteúdo, na forma e no tempo”, por ser “um atentado à instituição fundamental, de sustento e referência do Natal”.

“Todas as épocas seriam más e desaconselhadoras de tão anómala decisão. Esta parece ter sido escolhida para realçar o quanto se pretende machucar a família e desestabilizar a única verdadeira base de uma sociedade”, referiu.

O responsável pela Diocese de Viseu esclareceu ainda que, com esta posição, não pretende fazer juízos de valor de quem tem outra opção ou orientação de vida e de práticas.

“Respeito cada pessoa na sua integridade e na autenticidade da sua consciência. Não aceito, porém, que formas diversas de opção e orientação alterem, confundam, contradigam e assumam estatutos e institutos que nada dizem nem podem dizer a novas, diversas e distintas concepções de vida”, concluiu.

Sem comentários:

Enviar um comentário