quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Transportadora área luxemburguesa Cargolux em dificuldades

O ano de 2009 será catastrófico para a Cargolux. Quem o diz é o presidente e administrador executivo da empresa luxemburguesa, em entrevista ao Luxemburger Wort.

Ulrich Ogiermann salientou que o volume do frete transportado é inferior entre 15 e 20 % em relação ao ano passado. O n°1 da Cargolux acredita que o grupo atingirá em 2012/2013 o nível do frete transportado em 2007.

Este ano, em razão dos stocks excessivos das empresas, os preços dos transportes diminuíram cerca de 30 %. A agravar a já de si difícil situação provocada pela crise internacional, a Cargolux sofreu uma multa aplicada pelo organismo "antitrust" (anti-cartel) americano de cerca de 119 milhões de euros, que serão pagos em cinco prestações anuais. Uma multa da União Europeia é esperada, mas para ela já a empresa constituiu uma provisão, revelou Ulrich Ogiermann.

Entretanto, os dois grandes sindicatos nacionais reagiram, na quinta-feira passada, à situação anunciada. O departamento de aviação LCGB-SEA recordou que a Cargolux falhou na quinta-feira mais um encontro para negociação do contrato colectivo de trabalho.

Os dois sindicatos tinham proposto a recondução do actual contrato por dois anos, mas o patronato recusou esta opção.

"A direcção da Cargolux quer claramente fazer cortes nos salários", considera a LCGB-SEA, que afirma que os trabalhadores não são responsáveis pelas multas que a empresa vai ter de pagar.

Foto: Gerry Huberty

Sem comentários:

Enviar um comentário