A confiança dos investidores da zona euro subiu para um máximo de 18 meses em Dezembro, de acordo com o índice do instituto de conjuntura alemão Sentix hoje divulgado.
O índice melhorou pelo quinto mês consecutivo, subindo para menos 5,5 pontos, contra menos sete em Novembro, anunciou o instituto.
O subíndice de avaliação da situação actual passou de menos 24,25 pontos para menos 19, 5 pontos, enquanto o da avaliação das perspectivas recuava para 9,5 pontos, contra 12 pontos no mês anterior.
"A fase de estabilização económica está a prosseguir lentamente, mas firmemente", escreve o Sentix num comunicado, acrescentando "não haver razão para euforia".
Os investidores esperam que os bancos centrais comecem a endurecer a política monetária o que "é uma das razões do recuo das expectativas", indica o instituto.
A zona euro regressou ao crescimento no terceiro trimestre depois dos governos terem investido milhares de milhões de euros em planos de apoio à economia e da actividade ter retomado a nível mundial.
Sem comentários:
Enviar um comentário