A Federação das Associações de Pais do Luxemburgo (FAPEL) organiza um novo seminário, em Fevereiro, desta vez sobre a puberdade. Trata-se de mais uma conferência que aquele organismo leva a efeito com o objectivo de ajudar os pais dos alunos no difícil papel educativo.
Desde 1992 que a FAPEL proporciona aos pais a possibilidade, através da organização de seminários, de se informarem e de se formarem sobre a infância e a adolescência.
Mas é principalmente o domínio escolar que é abordado nestes encontros, de forma a permitir aos pais de melhor seguir o processo de aprendizagem dos filhos e de serem activos no seio dos estabelecimentos escolares.
A visão da FAPEL pode resumir-se na frase "uma responsabilidade partilhada" entre os pais e a escola. "Numerosos estudos demonstram que a participação dos pais na escola permite melhorar os resultados dos alunos. Uma participação legalmente reconhecida e aceite pela sociedade, encoraja o desenvolvimento de uma cultura de participação dos pais num processo em constante evolução e de Life-long-learning (aprendizagem ao longo da vida)", explica um membro da FAPEL.
Seminário entre 3 e 10 de Fevereiro
A próxima conferência decorre entre 3 e 10 de Fevereiro, das 19 às 21h30, no liceu Aline Mayrisch, na cidade do Luxemburgo. A conferência desenrolar-se-á sob a forma de oficina e será animada pela pedagoga Rolande Fellerich.
O encontro é aberto a todos os pais e debruçar-se-á sobre os problemas ligados à puberdade, tentando dar respostas a diversas questões, como, por exemplo, como evitar os conflitos com os adolescentes, como restabelecer a comunicação em situação de crise, quais os limites a estabelecer com os adolescentes e qual a melhor maneira de os colocar?
Mais informações podem ser obtidas junto do secretariado da FAPEL, através do tel. 46 60 96 ou através de correio electrónico (fapel@education.lu).
Enquanto isso, a FAPEL aconselha os pais que queiram obter informações sobre a educação e a pedagogia a lerem o livro "Consommateur, client ou partenaire" e o estudo do professor Charles Desforges "The effects of family learning interventions".
F. Pinto
Sem comentários:
Enviar um comentário